O Valuation para cisão de empresas ou saída de sócios

Avaliar o valor de mercado da empresa ajuda na tomada de decisão dos sócios

As sociedades não são eternas. Portanto não é raro que um sócio deseje sair do negócio, ou que a empresa venha a ser cindida entre os sócios. Neste caso o valuation é uma alternativa prudente para determinar o valor justo que cada sócio tem direito.

Alguns contratos sociais estabelecem que o valor patrimonial é que servirá de base para a saída de sócios, mas isso pode parecer um pouco injusto. O valor patrimonial deixa de analisar o fluxo de caixa futuro da empresa e sua possibilidade de geração de valor. Raramente o valor patrimonial representa o valor justo de uma empresa.

Portanto na saída de sócio de uma empresa o mais correto é estabelecer o valor justo por meio de um estudo de valuation. Melhor ainda quando as partes conhecem adequadamente o negócio e chegam a um consenso quanto às premissas que serão utilizadas no estudo.

Uma cisão requer fundamentalmente um valuation. Qual a participação de cada sócio e, na cisão, com quanto cada efetivamente está ficando em termos monetários e percentuais? Somente um valuation bem estruturado poderá responder a esta questão.