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Métricas de avaliação de Startups

O valor da operação de uma empresa (Enterprise Value) é determinado por sua capacidade futura de geração de caixa. Em empresas já maduras, a utilização do método do fluxo de caixa descontado é a prática mais aceita para a realização de um Valuation, valorando a operação pela sua capacidade de gerar caixa.

Dessa forma, são cruciais, para a determinação de seu valor, as premissas a serem utilizadas, como sua taxa de crescimento do faturamento, margem EBITDA e rentabilidade líquida; tanto suas métricas históricas quanto as perspectivas futuras que utilizam o passado como alicerce.

Já, quando tratamos de startups, alguns desses números podem ser relativizados e incertos. É muito comum que essas companhias não apresentem resultados históricos consistentes enquanto seus investimentos ainda não maturaram. Porém, é factível que, com um crescimento potencialmente elevado do faturamento no curto prazo, além da possibilidade de uma sólida relação com sua carteira de clientes, essas empresas passem a apresentar métricas financeiras positivas.

Nesse contexto é que entram em cena outros indicadores importantes de desempenho a serem considerados na avaliação de startups, entre eles:

  • CAC: custo de aquisição de clientes;
  • LTV: valor do ciclo de vida de um cliente;
  • LTV/CAC: retorno sobre o gasto de captação do cliente;
  • Cash Burn Rate: taxa de esgotamento do caixa;
  • Runway ou pista de decolagem: tempo até o esgotamento do caixa com base no Cash Burn Rate.

Dependendo do segmento de atuação da empresa, outras métricas também podem ser utilizadas. No segmento de SaaS (software como serviço), que tem como exemplos os marketplaces e os serviços de streaming, é comum o uso dos seguintes indicadores:

  • Take-rate: percentual de ganho sobre transação;
  • MRR e ARR: receita recorrente mensal e anual, respectivamente;
  • Churn-rate: taxa de rotatividade da carteira de clientes.

Isso não significa que os indicadores financeiros usuais não sejam úteis para avaliar esse tipo de empresa, mas devem ser compreendidos dentro de um contexto de maturação da operação da empresa, muitas vezes em situação bastante incipiente (ainda na pista de decolagem).

Porém, tanto em startups como em qualquer empresa, o valor delas pode ser determinado pelo método do fluxo de caixa descontado; entretanto, em relação à aplicação do método já consolidado para as empresas maduras, algumas adaptações são necessárias.