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Compra e venda de empresas (M&A)

O M&A (Merger & Aquisition), ou em português, F&A (Fusões e Aquisições) consiste em um processo que agrega uma série de ferramentas e disciplinas com o intuito de comprar ou vender uma operação empresarial.

Os processos de M&A têm se tornando cada vez mais frequentes no ambiente corporativo. Fazem parte constante de estratégias empresariais tanto no sentido de compradores como de vendedores de empresas.

Segundo estudo da KPMG, desde 2011 o Brasil tem mais de 800 operações-ano anunciadas de M&A. Há 20 anos esse número não passava de 300 operações.

Ambiente interno Valuup

Por que fazer movimento de M&A?

O M&A pode ser utilizado para os seguintes movimentos societários:

Fusão

União de duas ou mais empresas;

Incorporação

Uma empresa compra uma segunda e a segunda deixa de existir

Aquisição

Quando uma empresa adquire o controle total ou parcial de outra;

Joint venture

Quando duas ou mais empresas se unem para criar uma empresa de atuação específica.

Questões estratégicas que envolvem o M&A:

Aquisição horizontal

Busca de concorrentes para aumento de mercado e redução de custos;

Conglomerado

Aquisição de empresas distintas ao objeto da empresa principal, redução de riscos e oportunidades de investimentos;

Aquisição vertical

Busca empresas complementares de fornecedores ou clientes;

Extensão de mercado

Busca de empresas no mesmo segmento, mas que operam em mercados distintos;

Extensão de produto

Aquisição de empresas no mesmo mercado, mas com produtos distintos.

A quem se destina
o processo de M&A?

O processo é destinado a todas as empresas, empresários, fundos de participações e investidores que desejam comprar ou vender uma empresa.
O processo de venda ou compra de uma empresa é bastante complexo e envolve uma série de especificidades. Um processo bem conduzido deverá envolver muitos cuidados, dentre os quais destacamos:

O alinhamento estratégico, bem como a avaliação de oportunidades e riscos;

A mitigação de riscos para a parte vendedora e compradora;

O valor justo do ativo e a negociação;

As eventuais contingências (due diligence);

Os estudos de sinergia das operações;

Um contrato de compra e venda bem elaborado;

Uma assessoria pós-operação.

Metodologia de M&A

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