Skip links

Valuup aprova Plano de Recuperação Judicial da Serrarias Campos de Palmas

 

No dia 4 de maio de 2022, a Valuup, em parceria com o jurídico interno (Dr. Aloísio de Camargo Fonseca), aprovou o plano de Recuperação Judicial da Serrarias Campos de Palmas. Foram aprovados 78,37% dos créditos e 75% dos credores presentes em Assembleia Geral de Credores, com os percentuais por classe que podem ser vistos a seguir:

Nota-se que foi obtido um total de 100% por cabeça na Classe I, 62,5% de cabeça e 95,23% de valor na Classe III e 80% de cabeça na Casse IV. Porém, 50% de cabeça e 44% de valor na Classe II. O quórum qualificado não permitiu uma aprovação direta via AGC, sendo necessário o crivo do juízo para decisão, utilizando-se o mecanismo denominado cram down, conforme previsto no art. 58 da lei.

Para apreciação do juízo, é necessário que alguns critérios sejam cumpridos, concomitantemente:

  1. O voto favorável de mais da metade dos créditos presentes, independentemente de classes;
  2. A aprovação de, pelo menos, duas das classes de credores previstas no art. 45 ou, caso haja somente duas classes com credores votantes, a aprovação de, pelo menos, uma delas;
  3. Na classe que o houver rejeitado, o voto favorável de mais de 1/3 dos credores computados; e
  4. Ainda, o plano não pode prever tratamento diferenciado aos credores da classe que o houver rejeitado.

Todos os critérios foram atendidos e Sua Excelência o Doutor Juiz de Direito da Vara Cível da Comarca de Palmas, Lúcio Rocha Denardin, proferiu no dia 5 de junho de 2022 a celeri decisão que homologou o Plano de Recuperação Judicial.

A deliberação foi comemorada pela Recuperanda que, depois de pouco mais de três anos, teve sua Recuperação Judicial Concedida. A Serrarias Campos de Palmas, depois de ter grande relevância no setor madeireiro, mais especificamente no nicho de madeira compensada, na década de 1990, passou por crise financeira com a entrada da China no mercado, mas poderá agora dar sequência ao seu plano de soerguimento.

Os mais de três anos de negociação permitiram a negociação com quase 100 credores e reperfilaram R$ 116 milhões em dívidas. A Valuup honra-se de fazer parte dessa história e de ajudar a empresa a continuar gerando empregos, tributos, movimentando a economia.